segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mudança de Humor.



É natural a mudança de humor e sentimentos durante a gravidez, principalmente no início, devido à mudança hormonal que ocorre.
A mulher pode ficar mais sensível, chorona e depressiva. Outras podem ficar mais agressivas, nervosas, mudando seu temperamento. Isso é natural.
Além disso, principalmente na primeira gestação, a insegurança, o medo perante uma nova vida para o casal, mais responsabilidade, também é compreensível.


Pela manhã você está bem e pela tarde começa a chorar ou está muito nervosa? Bem-vinda ao clube das mulheres grávidas! É muito comum ter mudanças repentinas de humor, você está mais sensível e suas emoções estão à flor da pele.
Acredita-se que a mudança hormonal tem parte da culpa nesse processo mas, o maior motivo para a sua sensibilidade é devido ao conjunto de mudanças que estão ocorrendo com você. Você pode sentir como a pessoa mais feliz do mundo por estar à caminho de ser mãe e então, pensar em como vai lidar com essa situação e que tremenda responsabilidade é essa.
A gravidez é uma mudança permanente em sua vida e, mesmo em uma gravidez que foi planejada durante anos, é difícil uma futura mamãe não se preocupar em como será o seu desempenho, se ela vai conseguir fazer o seu filho feliz e ser uma mãe sábia. E também tem as preocupações com o seu casamento (ou com o seu não-casamento). É complicado, mil e uma coisas vêm à mente, isso para não mencionar já o seu estado físico: o seu corpo mudando - ficando cada vez mais redondo. Meu Deus!
Mas ainda bem que esses sentimentos vão se acalmando após as 12 primeiras semanas de gravidez conforme a mulher vai "aceitando" melhor o fato e vendo que agora não tem volta e que seja como for, ela vai tentar de tudo para fazer o melhor por esse filho.

Como lidar com essa sensibilidade emocional?

Primeiro, não se sinta culpada por estar tão sensível e não tenha medo de se expressar. Se você quer rir, então ria. Se quer chorar, então chore. Só tome cuidado para não assustar quem estiver à sua volta. Ter os seus altos e baixos faz parte da gravidez e é bom que quase todo mundo já sabe disso, assim fica mais fácil para você de se expressar.
Se você estiver se sentindo muito pra baixo. Não fique amuada e nem sozinha. Ligue para alguém para conversar, vá a cidade olhar lojas, chame alguém para ir ao cinema, enfim, procure se distrair e/ou se alegrar. Se frustrar e não querer ir para lado nenhum não vai ser melhor para você. Saiba que seu bebê pode sentir a sua tristeza ou a sua alegria. Se você estiver triste, deixe que esse seja um momento passageiro.

Fonte: http://guiadagravida.blogspot.com/2009/12/mudanca-de-humor-na-gravidez.html, acessado por Alice dia 05/09/11 as 12 hora e 48 minutos. Cópia na integra.

Nenhum comentário: