quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sonhos na Gravidez

Não, não ando comendo diariamente um maravilhoso e calórico SONHO (*querer eu até queria)... Maaas a minha imaginação anda me levando longe a noite, e pior... Sonho com coisas reais, revivo momentos, reencontro pessoas que não vejo a muito... E também viro meio que um ilusão... Pq na última semana me separei 4x do meu maridão rsrsrs

Um matéria que achei interessante na net:

Uma das principais causas do aumento dos sonhos (e que aumento, todas as noites) durante o período de gestação são as numerosas alterações hormonais e emocionais que se produzem na futura mãe. O conteúdo dos sonhos e dos pesadelos refletem, de alguma maneira, a preocupação e os possíveis medos da mãe antes da nova e importante etapa da sua vida que vai começar. Por isso, o melhor é falar com o seu marido (as vezes ele finge que escuta, atenção FINGE) acerca dessas sensações, compartilhar esses sonhos, tanto os agradáveis como os desagradáveis. No entanto, é fundamental que se recorde que ter sonhos estranhos ou pesadelos durante a gravidez é algo frequente, perfeitamente normal e que não implica nenhum problema. (que bom)

Os sonhos mais comuns

De acordo com Hillary Grill, uma das autoras do livro “Dreaming for two” (“Sonhando por dois”), estes são os cinco sonhos mais comuns entre as grávidas:

  • Sonhos sobre animais ou seres estranhos. Para muitas mulheres que estão grávidas pela primeira vez o mais certo é que a maternidade seja o cuidado de uma mascote. Cuidar de um animal de companhia é relativamente simples, sobretudo se o compararmos com o cuidado de um bebé. Desta forma, este sonho pode ser explicado como uma espécie de prática do cuidado de um ser que depende de si, uma forma de enfrentar o medo da nova responsabilidade que supõe o facto de se ter um filho. (sim sim, sonho direto com a minha cachorrinha, esses dias tive um pesadelo que estavam batendo nela, tive que levantar e ver se ela estava bem rsrs)
  • Sonhos sobre a saúde do bebé. Todas as mães preocupam-se com a saúde dos seus bebés. Este sonho reflecte o desejo de que os filhos nasçam saudáveis e que se desenvolvam com normalidade. (tinha esses sonhos mais no começo, quando o Enzo ainda erabem pequenino e não conseguia entender as imagens do Ultra Som direito, agora que vi o seu corpinho perfeito não tive mais esses pesadelos).
  • Sonhos sobre água. Seja um mar, uma piscina ou uma torneira, os sonhos onde aparece água são muito frequentes. Podem ter diferentes significados, como a conexão da mãe com a natureza, o medo de romperem as águas, a iminência da chegada do bebé, etc. (Não lembro de ter tido sonhos assim)
  • Sonhos sobre o marido. Sonhar que o marido está saindo com outra pessoa reflete o facto de a mulher estar vulnerável durante a gravidez e o medo das alterações físicas. (Nada, sonho já na separação rsrsrs)
  • Sonhos com antigos namorados. Ter sonhos eróticos com algum ex-namorado não significa que quer que isso aconteça. No entanto, bem pode reflectir um certo medo perante as novas responsabilidades, o seu novo papel de mãe ou até mesmo da possível perda de intimidade pela chegada do seu bebé. (Sim, e odeio isso rsrs mas pelo menos sonho apenas que estamos conversando rsrs)

Maria Luz Andrada, psicóloga do Instituto de Ginecologia de Madrid, deu-nos a sua opinião sobre este tema.

TPP: Porque é que os sonhos aumentam durante a gravidez?

L.A.: Porque é através dos sonhos, de forma inconsciente, que afloram aquelas novas sensações, umas alegres outras inquietantes, que se produzem nesta etapa desconhecida que é a gravidez. Sensações às quais não se pode dar saída, por diversos motivos, na vida diurna.

TPP: Quais são os sonhos mais comuns de acordo com os diferentes trimestres?

L.A.: Mais do que uma diferença por trimestre, podemos falar de etapas.

Numa primeira etapa, se acreditamos que os sonhos estão relacionados com os acontecimentos da nossa vida, e isto sem esquecer as personalidades das gestantes, os sonhos fazem referência ao que preocupa as grávidas nesse momento, como por exemplo a possibilidade de levar ou não a gravidez até ao fim.

Numa segunda etapa, coincidindo com a percepção mais real da criança (sente os seus movimentos) os sonhos fazem referência à integridade da criança.

TPP: É certo que alguns dos sonhos mais comuns são os pesadelos e os sonhos eróticos?

L.A.: Sim. Os pesadelos, ou seja, os sonhos que produzem angústia aparecem de forma bastante habitual. Devemos recordar a instabilidade emocional desta etapa. Muitas grávidas estão confusas e com medo todo este conteúdo é projectado nos sonhos. Os sonhos eróticos também se apresentam com frequência como compensação desse sentimento de falta de atracção sexual que muitas mulheres manifestam.

TPP: Em geral, que significado tem cada um dos sonhos?

L.A.: À priori os sonhos não têm um significado concreto, há que relacioná-los com um contexto. Devemos explicar a diferença entre sonho de um conteúdo manifesto e um sonho de conteúdo latente. No primeiro caso o significado é evidente, somos capazes de decifrá-lo. No segundo caso esse significado já não é tão claro, esconde-se ou desvirtua, precisamente para não produzir angústia. Neste caso há que interpretar os sonhos e, para isso, o melhor é recorrer a um especialista.

TPP: Que conselhos daria às grávidas que se encontram reticentes por causa de um sonho que tiveram?

L.A.: Se estão preocupadas por causa de um sonho desagradável, apenas lhes posso dizer que um sonho não é uma premonição, que mantenham a calma e que não fiquem angustiadas.

TPP: E os pais, é normal que tenham sonhos concretos relativos à gravidez da mulher?

L.A.: Também nos homens o medo do desconhecido faz com que eles tenham sonhos durante as gravidezes das mulheres. Isto porque muitas têm medo de não conseguirem criar os filhos e outros porque projectam neles próprios uma gravidez. Os sonhos eróticos podem ser recorrentes devido à diminuição da frequência das relações sexuais durante a etapa da gestação.

Fonte: http://www.todopapas.com.pt/gravidez/psicologia-gravidez/os-sonhos-durante-a-gravidez-1797



Foto da Net

3 comentários:

Futura mãmã disse...

Oi..
Mas nao escreveu nada nem pos imagem alguma :/ Deve ser erro do blog ou erro seu...so aparece o titulo "sonhos na gravidez" .

Alice disse...

Calma rsrs Tava ainda arrumando, dei enter antes de terminar a postagem rsrs

Mima disse...

Muito interessante este post!!! Ameiiiiiiiii!!

bjos,