quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sono no primeiro trimestre da gravidez.

Engraçado como as coisas mudam derrepente na gravidez. Bem no início, se por ansiedade se por necessidade não conseguia dormir, agora entrando no segundo mês de gestação que aliás fico indignada como se conta isso hauhauha pq estarei com 10 semanas para estar com 2 meses o.O o sonho anda me invadindo, e a Fome aaaahhhh a fome! Que horror, seu eu não cuidar vou engordar uns 30 kg hauhauhauahuah

Matéria legal que achei:
__________________________________________________________________
A maioria das mulheres tem dificuldade para dormir em algum momento da gravidez. Saiba o que esperar no primeiro trimestre da gestação, e entenda os motivos das mudanças.

Sonecas e cochilos inesperados

No comecinho da gravidez, é bem provável que você passe o dia com sono. A repentina necessidade de uma soneca é provocada pelo aumento nos níveis de progesterona, fenômeno normal na gestação. Esse hormônio feminino ajuda a controlar seu ciclo reprodutivo. A presença da progesterona pode transformar um dia normal de trabalho numa verdadeira maratona; talvez você fique tão exausta que ache até que está prestes a pegar uma gripe.

O paradoxal é que, apesar de a progesterona fazer você ficar morrendo de sono durante o dia, à noite o hormônio atrapalha seu sono, o que por sua vez faz você ficar ainda mais sonolenta no dia seguinte. Infelizmente, não há muita saída para esse círculo vicioso. O jeito é descansar o máximo que puder, mesmo que não dê para dormir. E aproveitar qualquer oportunidade para tirar aquela tão sonhada sonequinha da tarde.

Dificuldade de arranjar posição confortável na cama

Seus seios doloridos podem dificultar a tarefa de achar uma boa posição para dormir, principalmente se você estiver acostumada a deitar de bruços. Dormir com um sutiã confortável pode trazer algum alívio.
O primeiro trimestre é o momento ideal para você ir se acostumando a dormir do lado esquerdo. Essa posição melhora o fluxo de sangue e de nutrientes para o bebê e para o útero, e ajuda os rins a se livrarem das toxinas e do líquido que se acumulam no corpo. Quanto mais rápido você se acostumar a dormir nessa posição, melhor você vai dormir quando sua barriga começar a crescer.

Como é possível que ainda durante a gravidez você comece a roncar (sim, é verdade), talvez seja o caso de pensar em trocar de lugar na cama com seu companheiro -- para você ficar virada para o lado de fora da cama quando estiver deitada do lado esquerdo e, se possível, ficar mais perto do banheiro.

Vontade constante de fazer xixi

Outra coisa que sabota o seu sono é o crescimento do útero, que pressiona sua bexiga e obriga você a ir se arrastando ao banheiro inúmeras vezes no meio da noite. Experimente reduzir a ingestão de líquidos à noite -- mas não se esqueça de tomar bastante água durante o dia.

É só uma fase -- vai melhorar!

Se de repente você ficar presa no círculo vicioso de noites em claro e dias caindo de sono, lembre que isso acontece com quase todas as grávidas. Explique para todo mundo que você precisa dormir e durma -- nem que seja só aquele cochilo gostoso de depois do almoço nos fins de semana.

É normal que os três primeiros meses da gravidez sejam os mais cansativos para você, mesmo não havendo ainda barriga para carregar. Escute os sinais que seu corpo lhe dá e pegue leve sempre que puder.

Também podem atrapalhar seu sono no primeiro trimestre: os enjôos, os sonhos esquisitos e a fome. É bem comum ter de fazer um lanchinho no meio da madrugada. Não tente enganar o estômago: levante e coma alguma coisa leve. Você vai se sentir bem melhor e -- tomara -- conseguirá dormir um pouco.

Fonte: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/sono/primeiro-trimestre/

3 comentários:

Nathércia Sena disse...

oi, adorei o post, nem me fale nesse sono, aff, nõ tem fim né? pior que não é um sono gostoso! (sim, porque eu amo dormir, mas não o tenho feito!)
enjoos eu não tenho a ponto de vomitar, por isso minha médica nem passou remédio! só sinto a boca amargando e salivando o tempo todo e um certo mal-estar!
Espero que melhore logo, e que o primeiro tri passe logo também! Beijos.

Unknown disse...

Adorei o post...
Sofro de insonia por causa das idas ao banheiro... ah, agora tô te seguindo...bjão

Ju Marchioro disse...

Nossa, hoje eu fiz até um post sobre isso, estou com menos de 8 semanas, e me sinto exausta, morta de sono, hahaha

O lado bom é que esses sintomas significam que meu feijãozinho está crescendo...

Beijinhosss