quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A importância do Teste de Coombs durante a gestação para a Mamãe Rh negativo.

O teste de Coombs indireto e direto são exames realizados para avaliar o fator Rh. Se Fator Rh da gestante for negativo faz-se o exame de Teste de Coombs para determinar se algum momento a mãe produz anticorpos contra o feto.

Funciona assim, quando o Rh da mamãe é negativo e o do pai positivo, o bebê pode 'puxar’ tanto a mãe como o pai, pois o fator Rh é transmitido geneticamente. Caso o bebê nasça com o Rh positivo, durante o parto, quando o sangue da mãe entra em contato com o sangue do bebê, o sangue da mãe ‘reconhece’ que aquele sangue não é o mesmo que o seu. É como se ele se 'armasse' contra aquele sangue, ou seja, está sensibilizado com outro tipo de sangue.

Nesse caso, o sistema imunológico materno pode produzir anticorpos contra as hemácias fetais, que transmitidos através da placenta, podem causar a grave patologia denominada doença hemolítica por incompatibilidade Rh, caracterizada pela destruição das hemácias fetais e do recém-nascido, resultando em anemia grave e morte do feto nas próximas gestações.

Até 48 horas após o parto a mãe deverá tomar uma "vacina" que impede esta sensibilização do sistema imunológico materno. Desse modo, previne-se para que na próxima gestação, caso tenha novamente outro filho com fator Rh positivo, o seu sangue não ‘reconheça’ este tipo de sangue. Caso a mãe não tome a vacina o sangue continuará sensibilizado e poderá produzir anticorpos contra o feto provocando o aborto nas futuras gestações. Como é o caso de algumas mulheres que têm abortos consecutivos durante várias tentativas de ter um bebê.


Riscos de Sensibilização

O ginecologista obstetra dr. Cássio Rubens Ramalho ressalta que se em algum momento a mamãe foi sensibilizada de outras maneiras, como: acidentes ocorridos antes da gestação, onde a mulher poderá ter necessitado de uma transfusão de sangue e ter recebido o sangue com fator Rh positivo ou em abortos anteriores, onde não foi identificado o tipo de sangue do feto e não foi aplicada a vacina, isto implicará em gravidezes sem sucesso, devido a uma prévia sensibilização.

Por isso as mulheres - com fator Rh negativo – que desejam engravidar e já passaram por algumas destas situações devem fazer o teste de Coombs indireto. Caso o teste de Coombs for positivo, isto indica sensibilização ao fator Rh positivo. Nesse caso, ter filho de parceiro Rh positivo é arriscado. Por outro lado, se o pai da criança for Rh-, não existe perigo nenhum.

Fonte: http://www.ebb.com.br/mostrar_dica.php?ref=814, acessado por Alice em 19.10.11 às 15 horas e 58 minutos, cópia na integra.

Um comentário:

Rose disse...

Obrigada por compartilhar Alice.
Otima materia.

bjokinhas