sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Curso de Gestantes - Pré-natal e Modificações na Gestação.

A gravidez é um momento especial em sua vida. Com a gestação várias alterações ocorrerão emseu corpo para ajudar o feto a se desenvolver por mais incômodas que parelam, todas estas são temporárias e reversíveis. É um processo fisiológico, por isso se dá na maioria vezes sem intercorrências.

Importância do Pré-Natal: Tem como objetivo, diminuir as elevadas taxas de mortalidade tanto materna quanto infantil, garantindo o bom andamento da gestação, além de identificar adequada e precocemente aquelas evoluções desfavoráveis.
Minha opinião: o pré-natal ajuda a mamãe e o papai ficarem mais seguros enquanto aos sinais e sintomas da gravidez... Tudo decorrer tranquilo, e o bebê nascer perfeitinho. A importância da participação do papai para trazer segurança para a mamãe é muito importante, pois isto se tranfere para o bebê que tanto amamos.

Assistência Pré-Natal: O obstetra ou Clinico Geral tem a função e a responsábilidade de orientar a gestante, educá-la para o parto, amapará-la social e psicologicamente, manter higido o organismo materno, identirficar e tratar doenças pré-existentes e identificar fatores de risco que possam influenciar os defechos pré-natais.
Minha opinião: a mamãe precisa necessáriamente confiar e se sentir extremamente confortável, compreendida e à vontade com seu osbtetra, para poder conversar e expor TUDO, meninas TUDO o que está sentido, pensando e vivendo nessa nova fase de sua vida. Pq tudo é novo! Não tenham vergonha de falar sobre sexo, alterações vaginais, cõlicas, hemorróidas... essas coisas que são meio cabulosas mas necessárias para falarmos. =)

Consultas do pré-natal em uma gestação normal:


Na descoberta até 32º semanas = mensais.
33º à 36º semanas = quinzenais.
37º à 42º semanas: semanais.

Minha opinião: Futuras mamães façam valer o seu direito de gestante, se a consulta é quinzenal e mesmo que esta a realizar seu pré-natal pelo SUS tem que ser quinzenal, nada de dizer que o médico é pró-labore, que não tem agenda e blá blá vale à pena até acordar mais cedo, esperar umas horinhas a mais para poder realizar a consulta... #ficaaidéia


Realização: UNIMED e Hospital Regional Alto Vale, dia 27/10/11, palestrante Drª. Adriana Vernes El Haje - Obstetra.


NOTA: mamãe está cansada e ainda vai lá na Serra com o papai, titio Marcos e Titia Cris, amanhã falaremos mais sobre as modificação na gestação.

Nenhum comentário: