domingo, 15 de janeiro de 2012

26ª semana de gravidez

Você percebe que o tempo está passando rapidamente e parece que, ao mesmo tempo, não passa (exato). Você não está louca; está grávida (Notei essa diferença, só quem não nota é meu marido :/). Uma hora você se sente totalmente despreparada para as mudanças que virão com o bebê; no minuto seguinte, a ideia de encontrar o o seu Mini, que está se balançando entre as suas costelas, faz você chorar (aham, e esse chorar irrita o papai a ponto de EU ter que dormir no sofá pq o Doutor disse que eu estáva chata demais, insuportável, essa doeu). Essa é a montanha-russa da gravidez. E, curiosamente, de ser uma mãe! (Se eu já estava me sentido um lixo com toda essas mudança, meu corpo, meu peso, minha cachorrinha doente, o problema com a casa aonde moramos que ele não faz nada para resolver, a grana curta, ele jogando na minha cara que precisa sustentar a casa, eu tento que sair com ele e ficar aturando ele beber "umas" cervejinhas, ainda preciso ouvir que sou uma inssuportável por estar me sentindo sensível e que era pra mim sair do quarto pq ele precisava assistir tv... Foi difícil e ainda está difícil de engolir...)

Seu corpo

Há uma multiplicidade de alergias e outros sintomas desagradáveis que acontecem durante a gestação: erupções cutâneas, gases incontroláveis... Todavia, o aumento do corrimento vaginal está no topo da lista. E há outras aparições "divertidas" em curso (sim são várias mudanças que a gente as vezes não consegue entender, e fica se sentindo um lixo).

Caso esteja deixando vazar uma pequena quantidade de urina quando você tosse, espirra ou ri, não se preocupe. Incontinência temporária é bastante comum na gravidez, e isso é simplesmente ótimo! Talvez o acontecimento deixe-a em momentos embaraçosos, contudo. Você sabia que tinha que comprar fraldas, mas pensou que seria apenas para o bebê, e, não, para você!

Para ocupar a cabeça até o problema passar, você pode fazer alguns Kegels (exercício físico com a finalidade de fortalecer o músculo pubococcígeo).Se a sua descarga é espessa ou tem muita coceira, pode ser sinal de alguma infecção. Ainda que já tenha tido uma centena delas, agora não é o momento de fazer tratamentos sem receita ou acompanhamento médico. Caso esteja urinando mais frequentemente do que o normal, que seria urinando a cada 10 minutos ao invés de 15, graças a certo alguém sentado em sua bexiga, pode ter uma infecção urinária. Novamente, consulte o seu médico. Normalmente, um simples teste do tipo "xixi no copo" pode diagnosticar.

Sofre de prisão de ventre? Essa é uma queixa comum; metade das grávidas sente um abrandamento do funcionamento intestinal. Na origem da congestão está a lentidão do sistema digestivo e a compressão do peso do útero sobre o reto. Os suplementos de ferro também podem contribuir para o problema.

Seu útero encontra-se seis centímetros acima do umbigo. Durante este período, a barriga crescerá em torno de um centímetro por semana. Desconfortos como dores nas costas, e pressão sobre a sua bexiga começam a se intensificar (percebi), bem como, dores de cabeça e nas pernas, devido ao aumento do peso carregado. O tempo está passando rápido demais, e você está quase no final do segundo trimestre! Não falta muito tempo para que o bebê venha ao mundo.

Seu bebê

Respire fundo! Sacos de ar estão se desenvolvendo nos pulmões do bebê, o que significa que poderá ser possível para ele tomar um fôlego no final desta semana. Os sacos de ar (tecnicamente chamada alvéolos) continuarão a crescer durante os próximos nove anos. A membrana que mantém os alvéolos separada dos vasos sanguíneos é agora suficientemente fina para permitir a troca de oxigênio, dióxido de carbono que chamamos respiração. Outros destaques desta semana:

  • A retina termina o desenvolvimento das suas camadas normais esta semana. Tudo isso para melhor vê-la em breve, mamãe. Bom, ainda não, pois seus olhos ainda estão fechadas e selados é muito escuro lá dentro, mas os olhos do seu bebé já estão plenamente desenvolvidos (Que lindo);
  • Ondas cerebrais para os sistemas auditivos e visuais são detectáveis em cabeçinha do bebê esta semana. Isso significa que o cérebro dele está registrando coisas como som e luz. Ele pode não compreender o que isso significa ainda, mas ela está no bom caminho para compreender um episódio inteiro de Barney a qualquer hora;
  • Como a audição continua a se desenvolver, o seu bebê começará a reconhecer a sua voz. Seu bambino, ou bambina, também a reconhecerá a voz do papai. Você pode sentir-se boba ao falar com a sua barriga, mas garanto-lhe que alguém diferente do que você está definitivamente ouvindo. Pesquisas demonstraram que recém-nascidos realmente reconhecem sons familiares após o nascimento. Prova de que o seu bebê prestou atenção durante todo o tempo;
  • O bebê já completou dois terços da sua estadia no Hotel Útero. A chance de sobreviver aumenta dia-a-dia. Um bebê nascido nessa fase tem 70 a 80% de possibilidade de sobreviver, se for atendido numa maternidade com boa experiência em prematuros.

Futuro papai

Como vai o quarto do bebê? É preciso prepará-lo, pintá-lo ou decorá-lo?

(Sim, é preciso arrumar a goteira que é só falar com os conhecido dele mais nada, é preciso pintar mas eu falo e entra em um ouvido e sai no outro, é preciso pintar um criado mudo para colocar o abajur que também ele finge que ouviu... Está difícil!

Durante a pintura mantenha a futura mamãe afastada dele. Junto dela procure uma maneira divertida de fazer as atividades. Afinal de contas, esse acontecimento é mais ou menos raro. Veja o que você pode fazer por seu filho antes de ele chegar. Desde já habitue-se a dedicar alguns minutos de seu tempo à criança (acho que isso vai ser difícil, pq se está em casa é só tv, e se não está só a mamãe fica, paciência... Teremos um ao outor bebê).

Fonte: http://vidademulher.com.br/canais/maes-a-filhos/gravidez-semana-a-semana/semana-26.html


3 comentários:

JULIANA TEREZA DESIGN disse...

oi alice te entendo tbm estou nessa montanha russa de emoçoes e como eu e o pai nao estamos juntos por causa dele q assim q soube resolveu terminar um relacionamento de 10 anos pq nao esta pronto para ser pai , mas temos que pensar numa frase q ouvi em friends esses dias , nenhum homem nos dara o amor que essa criança nos dara , e nos nunca amaremos alguem igual a ela entao vamos nos manter focada nisso , sinto muito pela sua cachorrinha , perdi minha gatinha a alguns meses sei como e , adorei o abajur ainda nao comecei a decoraçao pq estou esperando mudar pro apt em maio ai farei tudo de uma vez tbm , quando ficar triste lembre que tem mulheres que estao passando pelo mesmo que vc que te entendem e te apoiam , bjs queriada boa semana , animo ai agora falta pouco pra ver a carinha do enzo

Futura mãmã disse...

Como e bom cada semana...aproveite bem tudo isso.
Beijo

Bruna Almeida Rolemberg disse...

Uma semaninha a menos né?
Passa voando.


Beijos